9º Ano realiza leitura reflexiva do livro "Capitães da Areia"
A leitura do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, oportunizou aos alunos do 9º Ano conhecerem a qualidade narrativa do romance, que tanto contribui para que o leitor se envolva com a história. A infância e a adolescência são representadas ali, em sua complexidade, em uma perspectiva humanizadora dos meninos de rua, permitindo ao leitor um novo olhar para a realidade.
A professora Mariana Roque explicou que foi de extrema importância estudar Capitães da Areia com os adolescentes como crítica às contradições sociais presentes no Brasil moderno, percebidas, claramente, conforme analisaram em sala, por meio da escolha lexical.
O tema de 2016, que aborda em que podemos complementar o outro para haver o verdadeiro entendimento no mundo, propiciou um olhar reflexivo para a realidade interna de cada um e um olhar para a realidade social em que vivemos: como ser agente de transformação da sociedade e da cultura vigente?
Os alunos, em grupo, produziram vídeos em que se colocaram como repórteres e retrataram a vida dos meninos de rua com seus destinos e desafios de sobrevivência.