Sistema de Avaliação

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

O COLÉGIO LOGOSÓFICO “GONZÁLEZ PECOTCHE” / RJ, ao seguir as diretrizes da LOGOSOFIA, reflete em suas atividades o alto fim desta ciência: levar o ser humano à superação de si mesmo. Fato que, indelevelmente, conduz a rever o caminho percorrido, identificando os pontos condizentes com as metas estabelecidas para si e aqueles que, ao contrário, são expressões de desvios dessas metas. Da mesma forma, a superação constante indica um continuado aprimoramento das funções de ensinar e de aprender, o quanto o docente foi capaz de levar o estudante a que assimile o conhecimento. O estudante, ao se tornar um agente ativo de sua própria formação, avalia sua participação e a parcela de responsabilidade que cabe a ele frente aos resultados que apresenta.

Busca-se que a avaliação seja ativa e dinâmica, presente em todas as etapas do ensinar e do aprender. Obedece, portanto, aos objetivos fixados, indicando o alcance dos mesmos e definindo, ao mesmo tempo, novos rumos no processo educativo. Com esse enfoque, serão utilizados diferentes instrumentos:

  1. a) a observação constante e sistemática, considerando o desempenho dos estudantes nas atividades propostas e tendo como ponto de partida os objetivos fixados para as mesmas;
  2. b) toda produção dos estudantes em que manifesta suas aquisições;
  3. c) atividades específicas de avaliação do estudante em que são reproduzidas situações de aprendizagem semelhantes às vividas em sala de aula.

RENDIMENTO ESCOLAR E PROMOÇÃO

A avaliação do rendimento escolar terá como finalidade verificar o aproveitamento do estudante visando ao aperfeiçoamento do processo ensino aprendizagem, em seus aspectos pedagógico e educacional.

NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na Educação Infantil a avaliação será realizada por meio da observação do desenvolvimento biopsicoespiritual do estudante e registrada semestralmente em um Relatório enviado aos responsáveis.

Para cumprir a referida avaliação, serão utilizados diversos instrumentos tais como atividades concretas, trabalhos, exercícios, pesquisas e participação ou outros a critério do professor.

NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO

A verificação do desenvolvimento escolar do estudante compreende a avaliação formativa, a aquisição de habilidades e competências e a apuração da assiduidade.

No 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, o processo e o resultado da avaliação são registrados semestralmente em um Relatório do Desenvolvimento da Aprendizagem

Para cumprir esse processo de avaliação são utilizados diversos instrumentos tais como: atividades concretas, trabalhos e exercícios em grupo e individuais, pesquisas e participação ou outros a critério do professor. 

Do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio a verificação do rendimento escolar é registrada trimestralmente no Boletim Escolar e compreenderá a Avaliação do Aproveitamento e Apuração da Assiduidade em todos os componentes curriculares.

Para cumprir a referida avaliação, serão utilizados diversos instrumentos, tais como atividades concretas, materiais, atividades avaliativas, trabalhos, exercícios, pesquisas, comportamento ou outros a critério do professor. A média a ser alcançada em cada trimestre deverá ser 7,0 (sete), após a realização da recuperação contínua. 

O primeiro e o segundo trimestres terão peso 1 (um) e o terceiro trimestre terá peso 2 (dois). As avaliações desse último trimestre abrangem os conteúdos do primeiro e do segundo trimestre. Por isso, ele tem um maior peso, visando à valorização da evolução do educando, assim como suas aptidões, capacidades e atitudes, colocadas em jogo nesse processo. A avaliação do rendimento escolar, em síntese, é expressa em notas que vão de zero a dez e será promovido à série seguinte o estudante com média final mínima 7,0 (sete), resultado dos 3 trimestres:

                 

                                                                   1º tri + 2º tri + (3º tri x 2)   > 7,0

                                                            ___________________________________

                                                                                               4

Observação: O estudante que não alcançar a média terá sua situação analisada pelo Conselho no que toca a seu desenvolvimento durante o ano e às atividades de recuperação. 

Se, por motivo de força maior, o estudante perder uma atividade avaliativa, terá direito à segunda chamada desde que:

  1. a)   apresente justificativa por escrito, pelo responsável;
  2. b) requeira a segunda chamada no prazo máximo de 3 dias úteis, mediante solicitação por escrito, do responsável pelo estudante.

Em hipótese alguma estará o Colégio obrigado a ministrar estudos extraordinários de recuperação fora dos períodos estabelecidos visando a atender a interesses ou necessidades particulares dos estudantes.

Ao final de cada trimestre, o resultado da avaliação será encaminhado aos pais ou responsáveis, pelo Boletim de Aproveitamento.

Para a Pedagogia Logosófica, a SUPERAÇÃO é o objetivo de todo o processo educativo. Neste sentido, no Colégio Logosófico “González Pecotche”, o processo de recuperação está integrado ao processo de ensino aprendizagem que se realiza ao longo do ano letivo. 

RECUPERAÇÃO

Os estudos de recuperação terão como finalidade situar o estudante na faixa de aproveitamento capaz de garantir sua aprovação.

A recuperação será concedida em todas as áreas de estudo em que se fizer necessária e os casos identificados pelos professores serão submetidos à Coordenação Pedagógica e à Orientação Educacional tendo em vista as necessidades dos estudantes.

  • Compete ao professor, nos estudos de recuperação, decidir sobre a utilização de técnicas que conduzam a uma aprendizagem mais efetiva, consideradas as características individuais dos estudantes;
  • Os estudos de recuperação serão feitos no ensino regular;
  • Em hipótese alguma estará o Colégio obrigado a ministrar estudos extraordinários de recuperação fora dos períodos estabelecidos no Regimento Interno visando a atender aos interesses ou as necessidades particulares dos estudantes.

CONSELHOS DE CLASSE

Os Conselhos de Classe têm por finalidade integrar a ação pedagógica, bem como o processo de avaliação no âmbito de cada estudante e/ou da turma e/ou Colégio visando ao aperfeiçoamento do processo educacional.

Os Conselhos de Classe terão como objetivos:

  1. a) analisar e avaliar continuamente metas e objetivos educacionais gerais e específicos da turma, do segmento e do Colégio;
  2. b) identificar e levantar as variáveis que interferem positiva ou negativamente no processo de ensino-aprendizagem do estudante, da turma e do colégio;
  3. c) propor soluções viáveis para minimizar a interferência das variáveis que dificultam o processo educacional;
  4. d) reformular a sistemática de trabalho, quando necessário, para assegurar um ambiente harmônico e afetivo ao processo educativo;
  5. e) desenvolver continuamente a capacidade de reflexão, de investigação, de autoavaliação e de autoaperfeiçoamento do docente tendo sempre presente que a “arte de ensinar consiste em começar ensinando primeiro a si mesmo”;
  6. f) obter uma visão mais real possível do estudante e da turma através das observações criteriosas e precisas dos diferentes membros da equipe pedagógica e do corpo docente;
  7. g) analisar, ao final de cada trimestre o rendimento do estudante e/ou da turma nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor;
  8. h) analisar, após a recuperação, a nota atribuída abaixo da média de aprovação e decidir quanto à promoção ou retenção, considerando o processo ensino-aprendizagem do estudante.