Sistema de Avaliação
O COLÉGIO LOGOSÓFICO “GONZÁLEZ PECOTCHE / RJ, ao seguir as diretrizes da LOGOSOFIA, reflete em suas atividades o alto fim desta ciência: levar o ser humano à superação de si mesmo. Fato que,indelevelmente, conduz a rever o caminho percorrido, identificando os pontos condizentes com as metas estabelecidas para si e aqueles que, aocontrário, são expressões de desvios dessas metas. Da mesma forma, asuperação constante indica um continuado aprimoramento das funções deensinar e de aprender, o quanto o docente foi capaz de levar o aluno a queassimile o conhecimento. O aluno, ao se tornar um agente ativo de sua própria formação, avalia sua participação e a parcela de responsabilidade que cabe a ele frente aos resultados que apresenta.
Busca-se que a avaliação seja ativa e dinâmica, presente em todas asetapas do ensinar e do aprender. Obedece, portanto, aos objetivos fixados,indicando o alcance dos mesmos e definindo, ao mesmo tempo, novos rumos no processo educativo. Com esse enfoque, serão utilizados diferentes instrumentos:
a) a observação constante e sistemática, considerando o desempenho dos alunos nas atividades propostas e tendo como ponto de partida osobjetivos fixados para as mesmas;
b) toda produção dos alunos em que manifesta suas aquisições;
c) atividades específicas de avaliação do aluno em que são reproduzidassituações de aprendizagem semelhantes às vividas em sala de aula.
RENDIMENTO ESCOLAR E PROMOÇÃO
A avaliação do rendimento escolar terá como finalidade verificar oaproveitamento do aluno visando ao aperfeiçoamento do processo ensinoaprendizagem,em seus aspectos pedagógico e educacional.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Na Educação Infantil a avaliação será realizada através da observação dodesenvolvimento bio-psico-espiritual do aluno e registrada em um Relatóriosemestral.
Para cumprir a referida avaliação, serão utilizados diversos instrumentos tais como atividades concretas, trabalhos, exercícios, pesquisas e participação ou outros a critério do professor.
NO ENSINO FUNDAMENTAL
No Ensino Fundamental, a verificação do rendimento será registrada trimestralmente no Boletim Escolar. A verificação do rendimento escolar compreenderá a Avaliação do Aproveitamento e Apuração da Assiduidade em todas as áreas de estudo.
Para cumprir a referida avaliação, serão utilizados diversos instrumentos, tais como atividades concretas, materiais (cadernos e agenda), testes, provas, trabalhos, exercícios, pesquisas, comportamento ou outros a critério do professor. A média a ser alcançada em cada trimestre deverá ser 7,0 (sete), após a realização da recuperação contínua.
O primeiro e o segundo trimestres terão peso 1 (um) e o terceiro trimestre terá peso 2 (dois). As avaliações desse último trimestre abrangem a matéria do primeiro e do segundo trimestre. Por isso, ele tem um maior peso, visando à valorização da evolução do educando, assim como suas aptidões, capacidades e atitudes, colocadas em jogo nesse processo. A avaliação do rendimento escolar, em síntese, é expressa em notas que vão de zero a dez e será promovido à série seguinte o aluno com média final mínima 7,0 (sete), resultado dos 3 trimestres:
1º tri + 2º tri + (3º tri x 2) > 7,0
4
Observação: O aluno que não alcançar a média terá sua situação analisada pelo Conselho no que toca a seu desenvolvimento durante o ano e às atividades de recuperação.
Se, por motivo de força maior, o aluno perder uma prova, terá direito à segunda chamada desde que:
a) Apresente justificativa por escrito, pelo responsável;
b) Requeira a segunda chamada no prazo máximo de 3 dias úteis, mediante preenchimento de formulário na Secretaria.
Em hipótese alguma estará o Colégio obrigado a ministrar estudos extraordinários de recuperação fora dos períodos estabelecidos visando a atender a interesses ou necessidades particulares dos alunos.
Ao final de cada trimestre, o resultado da avaliação será encaminhado aos pais ou responsáveis, pelo Boletim de Aproveitamento.
Para a Pedagogia Logosófica, a SUPERAÇÃO é o objetivo de todo o processo educativo. Neste sentido, no Colégio Logosófico “González Pecotche”, o processo de recuperação está integrado ao processo ensino aprendizagem que se realiza ao longo do ano letivo.
RECUPERAÇÃO
Os estudos de recuperação terão como finalidade situar o aluno na faixa deaproveitamento capaz de garantir sua aprovação.
A recuperação será concedida em todas as áreas de estudo em que se fizernecessária e os casos identificados pelos professores serão submetidosaos Assessores tendo em vista as necessidades dos alunos.
- Compete ao professor, nos estudos de recuperação, decidir sobre autilização de técnicas que conduzam a uma aprendizagem mais efetiva,consideradas as características individuais dos alunos;
- Os estudos de recuperação serão feitos no ensino regular;
- Em hipótese alguma estará o Colégio obrigado a ministrar estudosextraordinários de recuperação fora dos períodos estabelecidos nopresente Regimento visando a atender a interesses ou necessidades particulares dos alunos.
CONSELHOS DE CLASSE
Os Conselhos de Classe têm por finalidade integrar a ação pedagógica, bem como o processo de avaliação no âmbito de cada aluno e/ou da turmae/ou Colégio visando ao aperfeiçoamento do processo educacional.
Os Conselhos de Classe terão como objetivos:
a) analisar e avaliar continuamente metas e objetivos educacionais geraise específicos da turma, do segmento e do Colégio;
b) identificar e levantar as variáveis que interferem positiva ounegativamente no processo ensino-aprendizagem do aluno, da turma edo colégio;
c) propor soluções viáveis para minimizar a interferência das variáveis quedificultam o processo educacional;
d) reformular a sistemática de trabalho, quando necessário, paraassegurar um ambiente harmônico e afetivo ao processo educativo;
e) desenvolver continuamente a capacidade de reflexão, de investigação,de auto-avaliação e de auto-aperfeiçoamento do docente tendo semprepresente que a "arte de ensinar consiste em começar, ensinandoprimeiro a si mesmo";
f) obter uma visão mais real possível do aluno e da turma através dasobservações criteriosas, precisas dos diferentes membros da equipepedagógica e do corpo docente;
g) analisar, ao final de cada trimestre o rendimento do aluno e/ou da turmanos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor;
h) analisar após a prova final, a nota atribuída abaixo da média deaprovação e decidir quanto à promoção ou retenção, considerando oprocesso ensino-aprendizagem do aluno.