História

O Colégio Logosófico “González Pecotche” – Unidade Rio de Janeiro foi inaugurado, na cidade do Rio de Janeiro, em março de 1965, como Escola Primária Logosófica “11 de agosto”, apresentando uma nova proposta pedagógica para a educação da infância e da adolescência: a Pedagogia Logosófica.

Ao longo de 60 anos, para atender às demandas que surgiam na sociedade, a matriz curricular foi se modificando e se ampliando.

Em 2020, frente às necessidades de preparar estudantes para um mundo globalizado e desenvolver fluência, de forma significativa, em um idioma estrangeiro, com um currículo coerente, integrador e alinhado à BNCC, começou a implantação do currículo bilíngue. Naquele ano, 2020, foram instituídas as aulas de Language e de Science nas turmas do Maternal II, Pré-escola I, Pré-escola II e 1º ano do Ensino Fundamental. Em 2021, o ensino bilíngue progrediu para a turma do 2° ano e, em 2022, avançou para as turmas do 3° ano, 4° ano e 5° ano. Em 2023, seguiu para o 6º ano com o componente curricular de Geography, e assim sucessivamente até chegar ao 8º ano em 2025. Em 2026, o currículo alcançará o 9º ano, integrando todo o Ensino Fundamental.

Também a partir de 2020, para enriquecer o estudo da língua Inglesa e acompanhar o desenvolvimento do mundo digital, o componente curricular Digital Education passou a fazer parte da matriz curricular nas turmas do 1° ano ao 9° ano do Ensino Fundamental. 

Em 2024, para ampliar o alcance e os benefícios da Pedagogia Logosófica, realizou-se um sonho já acalentado por muitos anos: foi implantado o Ensino Médio no Colégio.

Atualmente, com carga horária integral, das 7h às 15h30, o Colégio recebe estudantes a partir de 2 anos no Maternal I da Educação Infantil até a 2ª série do Ensino Médio. Oferece, também, Atividades Opcionais no horário estendido, até 17h30, que incluem propostas pedagógicas, artísticas, culturais e esportivas.