Atividades Opcionais

ARTE
Fernanda |
Estimular a criatividade a partir da experimentação livre e autêntica, incentivando o aluno a lançar mão dos mais diversos materiais, num ambiente lúdico e equipado, preparado para transformar gesto em obra.
*** |
ATIVIDADES
ESPORTIVAS Luiz Antonio |
Possibilitar o envolvimento dos alunos nas atividades desportivas de forma lúdica e participativa, permitindo o acesso aos princípios educativos dos jogos e brincadeiras, influenciando positivamente o processo ensino-aprendizagem e desenvolvendo valores como amizade, alegria, colaboração, cooperação, integração e solidariedade, entre outros. *** |
BABY BALLET
Evelyn |
Apresentar os primeiros passos da dança que potencializam a noção de espaço, ritmo, imagem e percepção corporal, sem abrir mão de sua criatividade! Com muita ludicidade, nessa atividade, a criança brinca e se encanta pelo ballet, iniciando, com uma linguagem adequada para a sua idade, o seu primeiro contato com a arte. A cada aula, uma nova descoberta e muito prazer ao dançar. *** |
BALLET INICIANTE
Evelyn |
Possibilitar a introdução de novos conceitos, nomenclatura e os movimentos iniciais do Ballet Clássico, trabalhando a flexibilidade, o fortalecimento da musculatura, a coordenação motora, a noção espacial e a estimulação artística com muita criatividade. *** |
BASQUETE
Luiz Antonio |
Proporcionar o desenvolvimento motor e técnico da modalidade, além de estimular a importância do trabalho em equipe, priorizando a visão pedagógica do esporte, atendendo às diferentes fases do aluno. *** |
BRINCADEIRA
EM FOCO (Panos pra Manga) |
Participar de brincadeiras e jogos inteligentes e divertidos, que estimulam e ampliam a concentração, a capacidade de esperar e de elaborar estratégicas de ação, contribuindo para a formação de indivíduos éticos, responsáveis, colaborativos e mais felizes. *** |
CAPOEIRA
Zazá |
Estimular habilidades de interpretação e organização, favorecendo o desenvolvimento psicomotor e contribuindo de maneira positiva no processo ensino-aprendizagem. *** |
CORAL
Fernando |
Despertar o interesse pelo canto, aprender a técnica necessária para o manejo da voz ao cantar, valorizando a própria produção vocal e a dos outros. A experiência de cantar em conjunto estimula a percepção auditiva, a confiança em si mesma (o), senso de coletividade, respeito às diferenças e limitações próprias e dos demais. *** |
CULINÁRIA
Simone |
Possibilitar a descoberta e desenvolvimento de aptidões do mundo da culinária, elevar a autoestima do aluno ao se sentir capaz de produzir algo. No preparo de uma receita, aprende sobre os alimentos e a importância de experimentá-los, reconhece a importância de trabalhar em equipe, de respeitar regras de convívio e dos bons modos à mesa. Os alunos são incentivados à compartilhar com os familiares, seus aprendizados. *** |
DANÇA POP
Renata |
Proporcionar ao aluno uma autoexpressão espontânea que permite conhecer o próprio corpo e, com isso, ampliar sua capacidade de se expressar e de se comunicar, estimulando a autoestima. *** |
DE FRENTE PARA O FUTURO
Flora |
Estimular no aluno atitudes de preservação da Natureza e a importância da sustentabilidade. Despertar a curiosidade científica, a criatividade e a busca pelo conhecimento, por meio de propostas construtivas, lúdicas e interessantes, voltadas para os temas que envolvem o meio ambiente, cidadania e o senso de responsabilidade com as gerações futuras (tais como: reutilização, reciclagem, horta e jardinagem). *** |
EXERCITANDO
A MATEMÁTICA Denise |
Estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e a capacidade do aluno de resolver problemas e desafios, por meio de atividades instigantes e de exercícios diversificados, com um olhar para as dúvidas individuais. *** |
FUTSAL
Luiz Antonio |
Promover, por meio da educação dos movimentos físicos, a participação ativa e efetiva do aluno, estimulando constantemente a espontaneidade de ação e o espírito de cooperação mútua, de forma dinâmica, criativa e mobilizadora. Além disso, o futsal, por meio de um processo educativo, ajuda para o pleno desenvolvimento da cidadania. *** |
GINCANA COLABORATIVA
(Panos pra Manga) |
Promover desafios em equipe que valorizem a participação, o espírito coletivo, o processo vivido e a coordenação motora. Estimular o valor das conquistas e verdadeiras superações de forma respeitosa. *** |
HIP HOP
Evelyn |
Estimular no aluno, por meio do estilo musical Hip Hop, a criatividade, a socialização, além de desenvolver a coordenação motora e a consciência corporal. As aulas dessa atividade serão ministradas com ludicidade e dinamismo, favorecendo o aumento da noção de espaço e de lateralidade. *** |
HISTÓRIAS COMPARTILHADAS
Aurora |
Desenvolver a linguagem (oral e escrita), a memória e percepção (visual e auditiva) incentivando o prazer pela leitura, promovendo o senso crítico, por meio de brincadeiras e contato com os diferentes gêneros literários. Essa atividade colabora na formação de leitores, no cultivo de valores e estimula a criatividade. *** |
HÓQUEI
Luiz Antonio |
Desenvolver a técnica do esporte, enfatizando a coordenação motora de membros superiores e inferiores, o controle de implementos (o taco e a bola) além, da integração com os colegas em equipes. O aluno é estimulado a refletir sobre o conceito de competição e a compreender a importância de superar a si mesmo, na medida em que o seu domínio de jogo se desenvolve, aumentando, assim, a autoestima. O ambiente, portanto, é de cooperação, na busca do aperfeiçoamento e da superação individual. *** |
INGLÊS
IBEU |
Proporcionar ao aluno uma familiaridade com ritmo e sons próprios da língua inglesa, facilitando a escuta e a pronúncia. Essa atividade inicia-se de forma natural, com ênfase na oralidade, com a apresentação de vocabulário e estruturas a serem vivenciadas pelo aluno. Para isso, são utilizadas imagens, jogos, músicas e histórias, além de muita experimentação, pensando a língua como instrumento de comunicação. Mais tarde, ao iniciar as avaliações formais, o aluno já possui um conhecimento da língua inglesa que possibilita seu uso com maior desenvoltura e naturalidade *** |
JAZZ
Evelyn |
Desenvolver postura, coordenação, ritmo, equilíbrio e criatividade do aluno de forma integral, respeitando a sua individualidade. Com músicas da atualidade, aprende sequências de coreografias obtendo, assim, a possibilidade de conhecer e dançar diferenciados gêneros de músicas. É uma atividade divertida e de complexidade gradual que trabalha com a memória e o aperfeiçoamento de sua coordenação motora. *** |
JOGOS E BRINCADEIRAS MUSICAIS
Fernando |
Desenvolver a percepção musical de um jeito leve e criativo, ou seja, da maneira que a criança mais gosta de fazer: brincando. Assim, podemos explorar a musicalidade de uma forma não convencional, estimulando suas habilidades motoras, sua criatividade e cognição. *** |
JUDÔ
Leon |
Promover o desenvolvimento das possibilidades psicomotoras (localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade ao jogar, puxar, empurrar, rastejando, pular, rolar, cair, além de desenvolver a coordenação conjunta) e de relacionamento com o outro, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico e introduzindo técnico-tática de esportes de iniciação de forma adaptada, além de buscar uma adequação geral, ideal. *** |
LITERARTE
Aurora |
Desenvolver a capacidade de atenção e de concentração, em um ambiente repleto de estímulos artísticos e culturais, permitindo a exploração de novos conhecimentos com atividades de música, de literatura e pintura. *** |
PATINAÇÃO
Carla |
Proporcionar não apenas o desenvolvimento da capacidade físico-motora, mas também a integração harmoniosa com o mundo que o cerca, desenvolvendo sua autoestima, fortalecendo seus vínculos sociais e preparando-o para os desafios da vida adulta. Oferece a possibilidade de desenvolver, sobre as quatro rodas, a flexibilidade, a postura, a força, a conexão com o centro de gravidade e a capacidade de superação, sempre de uma forma lúdica e divertida. *** |
PERCUSSÃO CORPORAL
Fernando |
Promover o crescimento musical, rítmico e motor, a partir de músicas e exercícios apenas feitos com o corpo. Nesse espaço, o aluno descobre que possui o instrumento mais rico do mundo em suas mãos: seu próprio corpo e suas infinitas possibilidades sonoras. Tambor, tamborim, chocalho, surdo, cuíca, agogô, entre outros, dão lugar às palmas, estalos de dedo e muito mais. *** |
PROGRAMAÇÃO ELETRÔNICA
(Happy Code) |
Adquirir conhecimentos de microeletrônica e de programação básica por meio da criação e desenvolvimento de projetos de automação, utilizando arduínos como plataforma, desenvolvendo raciocínio lógico, pensamento crítico, criatividade e gestão de projetos. *** |
ROBÓTICA
Com Sucata Marcelo |
Desenvolver o foco, a constância e criatividade, estimulando o raciocínio lógico matemático. Com sucata, o aluno trabalha com construção de protótipos, reaproveitando materiais que seriam descartados, associado ao uso de componentes eletrônicos. Tais projetos ganham movimento e interação. *** |
SAPATEADO
Evelyn |
Possibilitar a iniciação do aluno no universo musical e rítmico. Por meio de exercícios rítmicos e percussivos, essa atividade busca a execução dos passos que vão originar futuras e infinitas combinações. A autoestima também é estimulada, pois como toda modalidade de dança, o sapateado também desinibe e deixa o aluno mais confiante. *** |
SOM E MOVIMENTO
(Panos pra Manga) |
De Além de envolver as crianças, desperta o gosto pela música e o senso investigativo, favorece experiências psicomotoras e o desejo de crescer com o outro. Essa atividade propõe brincadeiras sensoriais criativas, acompanhadas pelo som do violão, utilizando materiais como tecido, argolas, potes, espuma e outros. *** |
TAREFAS DIÁRIAS
Luciana e Thaiza |
Fixar os conteúdos por meio da realização das tarefas diárias. *** |
TEATRO
Breno |
Possibilitar ao aluno experimentar algumas noções importantes para a sua formação como a coletividade, alteridade, musicalidade, espaço e ritmo cênico, desenvolvendo sua capacidade criativa, lúdica e sensível. Além disso, desenvolve a autoestima, o senso de responsabilidade e melhora a sua postura. *** |
VÍDEO LAB
(Happy Code) |
Produzir e criar vídeos, incluindo elaboração de roteiros, gravação e edição, tendo como prioridade a ética e a segurança digital na elaboração dos mesmos, aprendendo a criar gravar e editar vídeos de forma divertida, ética e segura, sempre com intenso foco na promoção dos conceitos de segurança digital. *** |
VIOLINO
Camila e Helena |
Desenvolver no aluno a habilidade motora, a criatividade, a musicalidade, a sensibilidade e a socialização, proporcionando ao aluno vivências musicais. Serão utilizadas atividades lúdicas para que o aluno aprenda sempre de forma divertida. Será aplicado o método Suzuki e utilizado o repertório brasileiro visando à valorização e à preservação da cultura brasileira. *** |
Coordenação das Atividades Opcionais: CRISTIANA FERNANDES FOGEL
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Para oferecer aos alunos, durante todo o dia, uma nutrição adequada, a Unidade Rio de Janeiro trabalha em parceria com a empresa União Refeições Coletivas no preparo de um programa de alimentação escolar.
Tanto o restaurante quanto a cafeteria garantem às crianças e aos adolescentes o acesso a alimentos de qualidade e na quantidade adequada a cada faixa etária, conforme o Manual de Orientação do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O cardápio é elaborado a partir de saladas (hortaliças, legumes e grãos), acompanhadas por arroz branco e integral, diversos tipos de feijões, carnes e guarnições. As sobremesas, seguindo a proposta de uma alimentação saudável, são preparadas com frutas, também utilizadas para o preparo dos sucos.
Para os lanches, são oferecidos sucos, vitaminas, sanduíches com queijo branco, iogurtes e outros alimentos que agradam aos alunos, oferecendo nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.
Lista de Arquivos
Nome | Arquivo |
---|---|
Grade de Atividades Opcionais do Infantil 2 e 3 | Visualizar PDF |
Grade de Atividades Opcionais do Infantil 4 e 5 | Visualizar PDF |
Grade de Atividades Opcionais do 1º e 2º Ano | Visualizar PDF |
Grade de Atividades Opcionais do 3º ao 5º Ano | Visualizar PDF |
Grade de Atividades Opcionais do 6º ao 9º Ano | Visualizar PDF |