Visita à Fazenda Ponte Alta traz importantes reflexões entre alunos do 7º e 8º Ano sobre sentimentos que devem iluminar a humanidade
As turmas do 7º e 8º Ano realizaram uma visita pedagógica à Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí (RJ). A professora de História, Martha Debuche, realizou um verdadeiro trabalho de campo, isto é, observação e experimentação in lócus daquilo que foi estudado em sala de aula.
A Fazenda Ponte Alta, que viveu seus tempos áureos no século XIX, reconstituiu o passado do Brasil Imperial que tinha o café como seu principal produto econômico voltado para a exportação.
Ao chegarem à Fazenda, os alunos foram recebidos por dois estudantes de História que encenaram com maestria o papel do Barão de Mambucaba, proprietário da Fazenda no século XIX, e sua sinhá. Além destes personagens vestidos de acordo com o figurino da época, tiveram a honra de conhecer uma atenciosa senhora (descendente de escravos) que encenava o papel de uma mucama e que contou a triste história de escravidão de seus antepassados.
A fazenda conta com um bom acervo de objetos utilizados pela elite latifundiária daqueles tempos como móveis em madeira ricos em detalhes, imagens de estilo barroco e pratarias. O Barão contou a todos a história da Fazenda e dos costumes daqueles que viveram naquelas terras. A visita à senzala, realizada em seguida, foi um importante meio de sensibilização para educação dos adolescentes que, ao serem convidados a olhar de perto o lado sombrio de nossa história, ali, onde um dia negros escravos sentiam no corpo a dor da exploração, nossos alunos puderam refletir sobre os conceitos de liberdade, disciplina e castigo.
Essa visita pedagógica foi uma valiosa reflexão sobre as ideias que devem iluminar a vida, pois proporcionou aos que participaram dela - alunos e professores - viajarem pelo passado relembrando o valor do cultivo do respeito ao outro. Agir com amor, com alegria, com generosidade, compreensão, respeito para formarmos mais do que cidadãos: seres humanos.