6º Ano estuda as Olimpíadas
Os alunos do 6° Ano, do professor Gustavo Simi, de História, estudaram um pouco sobre a história das Olimpíadas desde a Grécia Antiga até os dias atuais. Pensando sobre as mudanças e permanências que ocorreram no formato da competição, as crianças aprenderam quais esportes eram praticados e não são mais e os que foram incluídos depois. Além de entenderem pessoas que não podiam participar e hoje podem, como as mulheres.
Visto isso, foi feito um debate sobre as Olimpíadas do futuro. A turma falou sobre uma notícia recente sobre a possibilidade do Comitê Olímpico incluir os chamados “e-sports” nas Olimpíadas de Paris, em 2024. Os alunos foram estimulados a apresentar argumentos a favor e contra a inclusão do “videogame” como esporte olímpico. O tema foi instigante e gerou ótimas reflexões.
Um dos debates centrais foi: “um jogo de videogame pode ensinar alguma coisa? O quê?”. As crianças, então, relataram experiências pessoais de aprendizado com jogos, enquanto outros relataram riscos como o sedentarismo e o vício. Foi um debate de altíssimo nível.
“A evolução é o carro da vida que viaja através da morte até a imortalidade” - González Pecotche