Encontro das Famílias 2015 comemora o cinquentenário da Unidade Rio de Janeiro
O Encontro das Famílias 2015, ano do tema Pensamentos e Sentimentos que iluminam a humanidade, foi especialíssimo, pois foram comemorados os 50 anos de caminhada, formando seres éticos, críticos, inseridos em sua realidade, conscientes de sua responsabilidade frente ao mundo em que vivem.
As atividades desse Encontro 2015 refletiram o envolvimento dos alunos, que viram a sua aprendizagem gestada não só pelos conteúdos fundamentais oferecidas pelos professores, mas também pela experiência e descoberta por si mesmos.
No primeiro momento, no pátio, foi montada uma bela e interativa exposição que apresentava de que forma o conhecimento amplia a vida. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer, por exemplo, algumas ideias e pensamentos que vêm iluminando, através dos séculos, a história da humanidade e de recordar que os bons hábitos alimentares dependem de uma consciência mais ampla. Muitos se divertiram com os cordéis produzidos pelos alunos, com o grande periscópio iluminado e com a sala escura onde reluziam pensamentos e sentimentos que vêm sendo cultivados durante o ano letivo. É claro que a genialidade de Einstein, de Benjamin Constant e do ilustríssimo Alberto Santos Dumont não poderia deixar de estar presente quando tratamos de ideias e exemplos que iluminaram o mundo.
Já no segundo momento, a emoção tomou conta da plateia com a apresentação do espetáculo Hoje eu mudo o mundo, que conta a história do pai da aviação, Santos Dumont, e de um encontro fictício com Julio Verne. O objetivo de trazer esse tema para as crianças e adolescentes do 3˚ ao 9˚ ano foi, com o projeto anual, realizar por meio de atividades lúdicas do teatro e dança trabalhadas nas salas com as turmas de corpo cênico, um espetáculo original realizado por eles próprios dentro das suas limitações. Muito mais do que o resultado final, o processo foi o grande presente para os alunos. Dentro dele, entender os seus sonhos e a forma de como poderão realizá-los no futuro.
“Queremos trabalhar a expressão de pensamentos ativos. Obstáculos apareceram e sempre aparecerão, mas o importante é que foram todos superados culminando numa apresentação belíssima e inesquecível que demonstra todo o potencial dos nossos alunos e nos faz confiar que o futuro pode nos trazer boas novas”, manifestaram os organizadores.