6º Ano participa de atividade especial e cria suas próprias regras para uma sociedade melhor
Como seria o mundo ideal?
Refletindo sobre esse conceito e como a convivência precisa ser cuidada e orientada, a turma do 6º Ano realizou uma atividade muito interessante.
O professor Gustavo Araujo de História trabalhou conteúdos referentes à organização social e política de povos da Mesopotâmia e do Egito antigo. Ele intercambiou com os alunos sobre o código de Hamurábi, uma espécie de conjunto de leis criado na Mesopotâmia por volta do século XVIII a.C. e que é considerado um resumo de tradições legais que já existiam naquela região, há gerações.
Em seguida, propôs uma atividade na qual cada dupla de alunos deveria criar três regras sobre atitudes/comportamentos que seriam proibidos e outros três que seriam obrigatórios. O resultado foi bastante interessante como, por exemplo, que seria proibido que duas pessoas, que ocupassem o mesmo cargo em seu trabalho, tivessem salários diferentes, como no caso em que fossem homens e mulheres.
Também seria proibido o uso de expressões racistas, homofóbicas, ou quaisquer outras que incitassem o preconceito e a não valorização do outro. Outro ponto proibido seria que as pessoas morassem nas ruas. Seria obrigatório que todos tivessem uma casa.
A atividade mostrou a importância do cultivo do afeto, do respeito ao próximo e a si mesmo e da tolerância na valorização da convivência para a construção de uma sociedade mais justa e mais feliz.