9º Ano realiza debate na aula de História
Em maio, quando a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que autoriza a prática do ensino domiciliar no Brasil (conhecida como “homeschooling”), os alunos do 9° Ano foram convidados a realizar um debate sobre o tema nas aulas de História do professor Gustavo Araujo.
A proposta partiu da consciência de que, por se tratar de uma lei que impacta diretamente na vida dos jovens e adolescentes brasileiros e no futuro da educação no País, caberia aos próprios estudantes refletir sobre a questão e formar uma opinião.
O debate foi muito proveitoso e várias questões da maior relevância foram apresentadas pelos alunos, como uma série de prejuízos que sentiram desse período em que não puderam frequentar o Colégio, como (a) uma enorme apatia e falta de estímulo para estudar; (b) dificuldades de lidar com as emoções e sentimentos, por conta da solidão; (c) saudades de momentos como o recreio e o almoço, nos quais a escola funciona não apenas como “formadora de conteúdo programático”, mas sobretudo como espaço de sociabilidade.
Ao final dessa atividade, o professor e os estudantes se comprometeram a continuar acompanhando os trâmites dessa discussão, uma vez que, para passar a valer, a lei ainda precisa ser aprovada pelo Senado e sancionada pela Presidência da República. Por isso, ficou combinado que a turma irá monitorar essa discussão e, se necessário for, poderá inclusive elaborar algum material para conscientizar outros jovens e adolescentes a se engajarem nessa discussão.
Essa atividade teve como objetivo principal estimular que os alunos do 9° Ano estejam cada vez mais atentos aos acontecimentos atuais, visto que, como é repetido em quase todas as aulas, a História não estuda o passado, mas a relação dos seres humanos com o tempo - inclusive, com o seu próprio presente.