Alunos de Pedagogia conhecem a Unidade Rio de Janeiro
A Unidade Rio de Janeiro recebeu a visita de dois conjuntos de alunos dos cursos de graduação de Pedagogia da UFRJ e da UNIABEU.
A iniciativa da visita dos alunos da UFRJ partiu da mãe de um aluno do 9º Ano, que ministra uma das disciplinas do referido curso. Ela quis apresentar para os discentes os fundamentos da Pedagogia Logosófica, bem como as instalações do Colégio.
A coordenadora da UNIABEU vem promovendo essa visita faz alguns anos e estas passaram a integrar a agenda regular do curso de Pedagogia daquela Instituição.
Todos desfrutaram de duas manhãs muito proveitosas, que culminaram com palestras proferidas pela diretora Angela Silva, seguida de um momento de troca entre os discentes e as assessoras pedagógicas e educacionais.
Durante as visitas às instalações do Colégio os convidados tiveram a oportunidade de conversar com alguns dos alunos e professores.
Diante do que viram, os visitantes manifestaram a alegria e a esperança no futuro da educação ao conhecerem o trabalho realizado com a aplicação da Pedagogia Logosófica na infância e na adolescência. Manifestaram, também, o interesse em fazer estágio no Colégio Logosófico.
Destacaram enfaticamente o ambiente de afeto e respeito, ponte insubstituível para a assimilação do conhecimento.
A seguir transcrevemos a mensagem recebida de uma das participantes das visitas, que está concluindo Mestrado em Educação, a fim de traduzir o efeito do que observaram e sentiram ao longo das manhãs que passaram na escola:
"Se posso resumir o que sinto exatamente agora, após a apresentação da Escola e Pedagogia Logosófica, diria numa simples palavra: embevecida. Sinto-me embevecida pelo descortinar de tão nobre ciência e filosofia, como encantada pelo acolhimento e pela apresentação rica e concisa da proposta pedagógica pela Ângela, com direito a testemunhos de estudantes de diversas faixas etárias, professores e funcionários. Uma manhã de trocas: ensinamentos que se transformam em aprendizado. Vivenciamos nesta manhã como se dá realmente o processo de ensino-aprendizagem da escola. Tivemos o nosso "sistema mental e sensível" ativados do início ao fim. Aprendi que é possível uma educação em que o indivíduo seja o centro de ação inicial para que, a partir daí, ele passe a colorir e transformar o meio em que vive. De fato, os sujeitos desta escola vivem o processo educativo de forma consciente: os estudantes apresentam com desenvoltura e humor suas experiências, relacionando-as com os princípios da escola, os professores e funcionários ressaltam a afetividade como elemento primordial de interação. Tudo, aliás, pode ser super comprovado pela aura de carinho, respeito e humor entre todos, bem como espalhado pelo ambiente. Agora, ao fim deste breve registro, sinto-me grata. Grata por ter tido esta oportunidade de conhecer esta proposta educativa, por ela ter sido protagonizada por pessoa tão humana como Ângela, por ter sido em meio a um grupo de pessoas interessadas pela educação, pela recepção calorosa de todos os funcionários, professores e estudantes e, por fim, por sair de lá com um horizonte promissor de estudos que há muito eu ansiava como educadora."