Arte e Matemática - A estética dos cálculos
Os alunos do 5º Ano, com a professora Fernanda Dutra, observaram as ideias básicas de geometria nas obras de Tarsila do Amaral, Maurits Cornelis Escher, Piet Mondrian e Romero Brito.
Exploraram os conceitos de planos bidimensionais e tridimensionais e estruturação do espaço por sobreposição de planos.
Essa atividade possibilitou aos alunos compreenderem que a Matemática está presente em todas as áreas da nossa vida e se relaciona com os outros componentes curriculares, como a Arte, por exemplo.
Ao perceber a beleza da matemática presente na arte, a turma montou um mural com diversas obras dos artistas estudados. Juntamente às illustrações, coloridas pelos próprios alunos, foram colados textos que explicavam como cada artista se relacionava com a matemática.
Essa atividade em equipe, realizada com muito entusiasmo, empenho e dedicação, facilitou a construção do conhecimento artístico, pois cada um trouxe suas ideias para enriquecer o trabalho em um ambiente de respeito, paciência, conciliação e alegria em aprender.
Com essa vivência, surgiram algumas reflexões importantes:
Como aprender Matemática de forma mais prazerosa?
Como estudar geometria de forma prática e interessante?
Como aprender Matemática de forma mais prazerosa?
Como estudar geometria de forma prática e interessante?
Foi um projeto muito proveitoso que possibilitou os alunos a enxergar a importância da Matemática em outras áreas do conhecimento.