7º Ano faz diversas análises a partir da leitura de um romance do início do século XX
A leitura do romance "Anne de Green Gables", no 7º Ano, tem suscitado valiosos diálogos entre os leitores, com base em elementos narrativos, emprego de classes gramaticais, estratégias literárias e cinematográficas - a partir da comparação entre o livro e a série televisiva -, entre outros assuntos.
A dimensão imaginativa de Anne, capaz de dar vida e cor a tudo ao seu redor, foi muito observada nas rodas de leitura. Uma das atividades realizadas a partir dessa experiência foi a transposição da linguagem verbal para a não verbal, momento em que cada estudante pôde enxergar um espaço ou uma personagem com base em suas percepções subjetivas de leitura.
Nesse sentido, a sala de aula representou um ambiente intersubjetivo, no qual puderam se confrontar os diversos "textos de leitores", a fim de se estabelecer o texto do grupo, como defende a pesquisadora Maria Amélia Dalvi. Foi uma rica oportunidade subjetiva e intersubjetiva de preenchimento dos espaços interpretativos dessa linda obra literária, publicada por L. M. Montgomery, em 1908.